Portões fecham e candidatos iniciam o 2º dia de provas do Enem

Inscritos terão cinco horas para responder a 90 questões de exatas

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Portões fecham e candidatos iniciam o 2º dia de provas do Enem

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os portões se fecharam e os estudantes iniciaram neste domingo (10) a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A prova deste domingo é composta por 90 questões: 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 de matemática e suas tecnologias. A prova iniciou às 13h30 e segue até as 18h30, com cinco horas de duração – 30 minutos a menos do que no primeiro dia. As exceções são exclusivamente para participantes com direito a tempo adicional, que poderão terminar às 19h30, e para aqueles que fazem a videoprova em Libras (20h30).

No último domingo (3), os participantes responderam às 90 questões da prova de linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ainda, escreveram uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Foram 4,3 milhões inscritos, dos quais, somente 73,4% fizeram a prova no último domingo (3).

Primeiro dia do Enem

No primeiro dia, os participantes responderam a 90 questões objetivas e escreveram um texto sobre os “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. O índice de participação no primeiro dia de provas (73,4%) representou um aumento de 1,5% em relação ao Enem do ano passado, quando 71,9% dos inscritos compareceram.

O Enem, é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país, e tornou-se a principal prova que permite o acesso para o ensino superior. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo, usam as notas obtidas no exame.

Ainda, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, mais de 4 milhões de pessoas foram confirmadas no Enem em todo o país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário