Portugal lança novo plano com regras de imigração nesta segunda-feira (03)
Novas regras prometem tratamento favorável para imigrantes lusófonos e deve definir vida de milhares de brasileiros
Foto: Reprodução
O governo de Portugal vai apresentar nesta segunda-feira (3), em Lisboa, o novo plano de imigração do país. As regras serão mais apertadas e com tratamento favorável para imigrantes lusófonos - saídos de países que têm o português como língua materna.
Atualmente, brasileiros e imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) já possuem um visto próprio, mas com restrições de mobilidade e renovação que necessitam de resolução.
O governo concluiu que deverá haver um tratamento que privilegie os imigrantes de países da CPLP. O plano ainda precisa esclarecer se haverá novas exigências para o visto.
Na última semana, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu a renovação automática de autorizações, com exceção do visto CPLP. Os brasileiros fizeram a maioria dos pedidos.
Quanto às regras mais apertadas, o governo de Portugal disse que “as portas continuarão abertas, mas não escancaradas”. A ideia de estabelecer um filtro circula há anos entre os órgãos do Estado, que criou um visto para procura de trabalho em uma tentativa de evitar a entrada como turista e a regularização posterior.
O novo plano deve possibilitar com urgência a renovação do documento de cerca de 150 mil imigrantes nesta modalidade, sendo a maioria formada por brasileiros, que lideram também o movimento de desembarque para tentativa posterior de regularização.