Posse de Gonet no cargo de PGR ocorre nesta segunda-feira (18)
Solenidade será realizada no auditório JK, na sede da Procuradoria-Geral da República, com transmissão ao vivo pelo Youtube
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Ocorre nesta segunda-feira (18), a solenidade de posse de Paulo Gonet no cargo de procurador-geral da República. A cerimônia acontecerá às 10h, no Auditório JK, na sede da Procuradoria-Geral da República em Brasília (DF), e será restrita a convidados e haverá transmissão ao vivo pelo canal do MPF no Youtube.
A indicação de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aprovada pelo Senado Federal no último dia 13, após sabatina da Comissão de Constituição e Justiça que durou cerca de 10 horas. No Plenário da casa legislativa, foram registrados 65 votos favoráveis, correspondente a 85% do elevado quórum de 77 senadores votantes. Conforme a Constituição Federal, o mandato do procurador-geral da República é de dois anos, prorrogáveis.
Quem é Paulo Gonet?
Paulo Gustavo Gonet Branco, 62 anos, é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o doutorado, e tem mestrado em direito pela Universidade de Essex (Reino Unido). O novo PGR passou em primeiro lugar nos concursos para promotor de Justiça do Distrito Federal, em 1986, e procurador da República, em 1987, tendo optado pela carreira do Ministério Público Federal.
Em 2012, foi promovido por merecimento para o cargo de subprocurador-geral da República e, desde setembro deste ano, atua como procurador-geral eleitoral interino. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gonet é professor universitário. É coautor, junto com o ministro do STF Gilmar Mendes, do livro Curso de Direito Constitucional, obra vencedora do Prêmio Jabuti em 2008.