• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Posse de Luís Roberto Barroso como presidente do STF amplia debate político e desgaste do tribunal
Política

Posse de Luís Roberto Barroso como presidente do STF amplia debate político e desgaste do tribunal

Magistrado pode aumentar a exposição da corte ao centro das polêmicas políticas

Por Da Redação
Ás

Posse de Luís Roberto Barroso como presidente do STF amplia debate político e desgaste do tribunal

Foto: Agência Brasil

A posse de Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro deve colocar a corte ainda mais no centro do debate político e aumentar seu desgaste. O magistrado é conhecido por gostar de holofotes e frequentemente dá entrevistas e comenta acontecimentos do país, o que pode expor ainda mais o STF.

Ministros temem que a figura de Barroso como presidente reforce o discurso da militância de Jair Bolsonaro, que acusa o STF de ser um ator político que extrapola suas atribuições. O ministro se envolveu em polêmica ao se colocar entre os responsáveis por derrotar Bolsonaro nas eleições do ano passado.

Apesar disso, Barroso tem buscado movimentos internos de pacificação, reconciliando-se com colegas como Gilmar Mendes. O objetivo é criar um ambiente propício para impor sua agenda e deixar um legado após os dois anos de mandato à frente do STF.

O magistrado deve abraçar a defesa da preservação do meio ambiente, e sua gestão dará atenção especial ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), buscando maneiras de reduzir a sobrecarga de processos nos tribunais do país.

Barroso já está formando sua equipe, com nomes como Aline Osório e Eduardo Toledo para secretaria-geral do tribunal e diretoria-geral, respectivamente. O perfil de Barroso difere de sua antecessora, Rosa Weber, conhecida por ser discreta e evitar declarações públicas.

As declarações têm ampliado o desgaste do STF e inserido a corte nos atritos políticos do país. Sua presidência pode ser marcada pela busca de uma atuação "iluminista" do STF, indo além das decisões dos outros Poderes em momentos cruciais do processo civilizatório. Barroso também pretende ampliar a transparência do plenário virtual e dar atenção especial às ações de execução fiscal e ao pagamento de precatórios. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário