• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Presidente da CPI das Americanas diz que ainda não sabe de bancos são 'vítimas ou cúmplices' do rombo bilionário
Política

Presidente da CPI das Americanas diz que ainda não sabe de bancos são 'vítimas ou cúmplices' do rombo bilionário

Ex-CEO da companhia e empresas de auditoria serão ouvidas em agosto

Por Da Redação
Ás

Presidente da CPI das Americanas diz que ainda não sabe de bancos são 'vítimas ou cúmplices' do rombo bilionário

Foto: Assembleia Legislativa de Sergipe/Reprodução

O deputado federal, Luiz Augusto Carvalho Ribeiro Filho, conhecido como Gustinho Ribeiro (Republicanos), está responsável pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o escândalo financeiro envolvendo a Americanas. Em janeiro deste ano, veio à tona um rombo contábil hoje estimado em R4 25 bilhões. 

Recentemente, a nova direção passou a se referir ao episódio como "fraude". A empresa está em recuperação judicial e negocia um plano de pagamento a credores. 

Ao Metrópoles, o presidente da CPI afirmou que ainda não é possível saber se os bancos são "vítimas ou cúmplices" na história.  

“Temos um cuidado grande com essa vertente da investigação porque ainda não sabemos se os bancos são vítimas ou cúmplices. Temos de atuar de forma muito equilibrada, responsável e serena para não prejudicarmos a economia brasileira e grandes companhias que atuam no país”, afirma Ribeiro.

Segundo o deputado, assim que as atividades legislativas forem retomadas, a CPI irá colher os depoimentos do ex-CEO da companhia, Miguel Gutierrez e de representantes das empresas de auditoria, que não detectaram o rombo nas contas da varejista. 

“Há algo aí que precisa ser bastante investigado”, diz. “O que chama atenção é que são empresas reconhecidas mundialmente, que têm uma larga experiência na área e, mesmo assim, não foram capazes de detectar um rombo tão grande.”

Ribeiro também apontou que, caso seja necessário, o trio de acionistas de referência da Americanas, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, também serão convocados.  “Temos de ter cautela, responsabilidade e compromisso com a economia do país.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário