Postos terão duas formas de mostrar preços de combustíveis, determina ANP
Revendedores deverão exibir preços com duas casas decimais e não mais com três; medida passa a valer a partir de 7 de maio
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou, nesta segunda-feira (2), a partir da Resolução nº 858/2021, que os revendedores de combustíveis de todo o país vão exibir os preços com duas casas decimais e não mais com três, como acontece atualmente.
A medida, que começa a valer a partir do próximo dia 7, tem o mesmo prazo para que as revendedoras se adequem à mudança. De acordo com a ANP, o foco principal é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, alinhado-o com a expressão numérica da moeda brasileira. Partindo disto, os preços deverão começar a ser exibidos com duas casas decimais, tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas de abastecimento.
A agência ainda pontuou que nas bombas, só será permitido que o terceiro dígito seja mantido, desde que seja zero e fique travado no momento do abastecimento. Isso fará com que os postos não precisem trocar os módulos das bombas, que poderia acarretar custos aos agentes econômicos.
Para finalizar, a ANP avaliou que a alteração não promoverá impactos no valor final dos preços dos combustíveis, por não trazer custos relevantes aos revendedores, nem restrições aos preços praticados.