Potencial de internacionalização
Confira o nosso editorial deste domingo (10)
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Foto: Reprodução/Agência Brasil
Apoiar a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas do mundo é o que faz o programa interministerial Startout Brasil, do governo federal. A iniciativa, que preenche uma lacuna, seleciona startups inovadoras com potencial de internacionalização e oferece mentoria e contato com parceiros, investidores e potenciais clientes.
O programa pode ser visto como a porta para a internacionalização. Surgiu a partir do diagnóstico de que muitas startups brasileiras que têm o potencial de atuar no exterior, mas perdem essa oportunidade por inúmeros motivos.
Para participar, as startups precisam se inscrever para seleção na plataforma do programa (http://www.startoutbrasil.com.br). As selecionadas começam a receber capacitação ainda no Brasil sobre internacionalização, informações específicas sobre o mercado de destino, de como fazer negócios, como apresentar a solução e como fazer um estudo de mercado para identificar quais conexões seriam interessantes fazer na missão presencial.
O Brasil tem muitas empresas com potencial global e que poderiam aumentar de forma significativa seu mercado consumidor. E programas como esse só vem a calhar para ajudar no desenvolvimento e capacitação dessas empresas para internacionalização.