Power trio baiano, Ofá vai lançar primeiro disco em abril

Com oito faixas, “Leito d’Água” imerge no universo conceitual dos Orixás e tem produção musical de Edbrass Brasil

Por Michel Telles
Ás

Power trio baiano, Ofá vai lançar primeiro disco em abril

Foto: Divulgação

Música poético-afro-baiana, rock progressivo, freejazz, um power trio não convencional: a banda Ofá, formada por Luan Tavares (violão e voz), Paulo Roberto Pitta (saxofone e sintetizador) e João Paulo Rangel (bateria), vai lançar o seu primeiro disco, “Leito d’Água”, no próximo mês de abril. Com uma trajetória iniciada em 2015 e tendo sido apontado em 2020 como um dos promissores nomes da música da Bahia, o grupo consolida seu posicionamento artístico em um álbum de oito faixas, com produção musical de Edbrass Brasil, fazendo uma imersão no universo estético e conceitual dos orixás. O trabalho, gravado no Estúdio Casa das Máquinas, em Salvador, está em fase final de produção e será disponibilizado gratuitamente nas plataformas de streaming.

 

Com menção ao instrumento de Oxóssi, orixá caçador, “Ofá” simboliza fartura, prosperidade, equilíbrio e cuidado com o outro, com o alimento e a natureza. Tratando conteúdos como altruísmo, amor, autoconhecimento, resistência e ancestralidade, a atmosfera musical reúne, entre as suas principais referências, a música de matriz africana, que atua acionando o corpo e a memória de uma identidade ignorada pelas bases racistas que formaram a sociedade brasileira; a poesia, que traz à tona a oralidade e se aproxima da natureza poética do português brasileiro; o rock progressivo e o freejazz, que formatam paisagens sonoras em timbres, melodias, arranjos e texturas. Como resultado, que ainda expressa formas não tão ortodoxas e tradicionais de tocar os instrumentos e usa de recursos tecnológicos de alteração de sonoridade, a Ofá dá um salto no quesito autenticidade.

Depois do EP “Além e mais” (2015), lançado através do projeto Incubadora Sonora, e construindo sua carreira nos ambientes da música independente soteropolitana, a Ofá chega ao seu primeiro disco após dois anos de pesquisa e experimentação, que envolveram estudos etnomusicológicos e composicionais. A criação das músicas se orienta pelos conhecimentos sobre a religião e a cultura afro-baianas, afirmando e celebrando a importância destes elementos para a formação da identidade do povo brasileiro. Nas letras, o universo dos orixás é abordado de forma contemporânea, demonstrando como os ensinamentos dessa filosofia são úteis e aplicáveis a qualquer momento da história: é ancestral, é tradição, mas é também vivo, atemporal e acessível. No alicerce, a Ofá se compromete a apresentar um trabalho ético e referenciado, que questiona estruturas sociais e adiciona ao cenário musical da Bahia mais um repertório de honestidade artística e intelectual.

O projeto “Ofá: Leito d’Água” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.