Praça Cairu ganha novo Monumento à Cidade de Salvador, destruído após incêndio em 2019
A praça também ganhou um monumento em homenagem as vítimas da Covid-19 e aos profissionais de saúde de Salvador
Foto: Farol da Bahia
O prefeito Bruno Reis entregou nesta quarta-feira (11) duas obras de artes na Praça Cairu, no bairro do Comércio em Salvador. A primeira é o Monumento à Cidade de Salvador, que volta a ocupar o mesmo lugar de origem após ser reconstruído em função de um incêndio que atingiu a peça em 2019. A outra obra é um monumento em memória das vítimas da Covid-19 e em homenagem aos profissionais de saúde de Salvador.
O Monumento à Cidade do Salvador foi reconstruído através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), com fidelidade ao projeto anterior de Mário Cravo Júnior. A prefeitura investiu R$4 milhões para recuperar o monumento.
O Monumento foi erguido em 1970 e possui dupla função: escultura e fonte luminosa. De todas as interpretações que lhe foram dadas, devido à sua forma arrojada e descomprometida com quaisquer elementos reais conhecidos ou representações óbvias, a que mais e aproximava era a semelhança às velas dos saveiros que costumavam atracar na rampa do mercado.
Já o monumento em memória das vítimas da Covid-19, foi encomendado pela Fundação Mario Legal e produzido pelo artista plástico Tatti Moreno em oito meses. A peça foi confeccionada em aço corten e possui cerca de 50 metros quadrados.