• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Praias no sul da Bahia são atingidas por resíduos plásticos de mais de 20 países, indica pesquisa
Bahia

Praias no sul da Bahia são atingidas por resíduos plásticos de mais de 20 países, indica pesquisa

Objetos encontrados fazem parte dos estimados 14 milhões de toneladas de lixo plástico que chegam aos oceanos a cada ano

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Praias no sul da Bahia são atingidas por resíduos plásticos de mais de 20 países, indica pesquisa

Foto: Veracel

Uma pesquisa recente revelou que as praias do Sul da Bahia estão sendo atingidas por resíduos plásticos oriundos de mais de 20 países. Grande parte desses resíduos foi encontrada nas praias ao redor do Terminal Marítimo de Belmonte, localizado na Costa do Descobrimento, no sul do estado.

O estudo, conduzido pela Veracel Celulose, mostrou que os objetos encontrados na área fazem parte dos estimados 14 milhões de toneladas de lixo plástico que chegam aos oceanos a cada ano devido à negligência humana.

Esse lixo internacional é transportado para as praias brasileiras, principalmente entre abril e setembro, pela Corrente do Brasil, uma corrente oceânica quente que percorre a costa leste da América do Sul, do Norte ao Sul do país. Essa corrente é uma das principais do Oceano Atlântico Sul e desempenha um papel fundamental na climatologia e na circulação oceânica da região.

Segundo o pesquisador especialista em microplásticos, André Lima, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Portugal), os países do continente asiático e os Estados Unidos são os maiores produtores de plástico do mundo e, atualmente, a situação é preocupante.

“O microplástico é encontrado no ar, em quase todas as espécies marinhas importantes para o consumo humano e no sal de cozinha, por exemplo. Em cada litro de água mineral pode ser encontrado em média cerca de 325 partículas de microplásticos”, pontua o professor.

Impacto ambiental

De acordo com estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a quantidade de lixo plástico nos oceanos aumentou cerca de dez vezes desde 1980, afetando aproximadamente 270 espécies de animais marinhos. Entre elas, 86% das tartarugas, 44% das aves e 43% dos mamíferos marinhos estão prejudicados.

Um outro estudo do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP) indica que mais de 95% dos resíduos encontrados na costa brasileira são compostos de plástico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário