• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Preços ao produtor têm terceiro mês consecutivo de queda em janeiro, aponta IBGE
Economia

Preços ao produtor têm terceiro mês consecutivo de queda em janeiro, aponta IBGE

Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou recuo de 0,31% no primeiro mês do ano, com retração acumulada de 5,56% em 12 meses

Por Da Redação
Ás

Preços ao produtor têm terceiro mês consecutivo de queda em janeiro, aponta IBGE

Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Os preços ao produtor continuaram em trajetória de queda em janeiro, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (5). 

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) apresentou uma deflação de 0,31% no mês, marcando o terceiro período consecutivo de variação negativa. Com esse resultado, a retração acumulada em 12 meses atingiu 5,56%. No mês anterior, o IPP havia registrado uma queda de 0,2%.  

Das 24 atividades analisadas, apenas oito apresentaram queda de preços em relação ao mês anterior. Murilo Alvim, analista do índice, destacou que, embora o IPP de janeiro tenha sido de -0,31%, não houve uma queda generalizada em todas as indústrias, pois 15 setores registraram aumento de preços.

As maiores influências negativas no resultado de janeiro vieram dos setores de refino de petróleo e biocombustíveis (-0,51 ponto percentual), indústrias extrativas (0,23 p.p.), alimentos (-0,18 p.p.) e metalurgia (0,07 p.p.).

O setor de refino de petróleo e biocombustíveis apresentou uma queda de 4,77% no mês, seguindo a tendência negativa do período anterior. Os preços do óleo diesel, principal produto da atividade, e do álcool contribuíram para esse resultado, influenciados pela redução nas refinarias desde dezembro de 2023.

O setor de alimentos registrou uma queda de 0,74% em janeiro, após quatro meses consecutivos de alta. Isso foi atribuído principalmente aos preços menores do açúcar e dos derivados de soja.

Considerando as grandes categorias econômicas, os bens de capital tiveram alta de 0,55% em janeiro, enquanto os bens intermediários recuaram 0,88% e os bens de consumo apresentaram aumento de 0,37%. O IPP é um indicador que mensura a variação dos preços de produtos na saída das fábricas, sem impostos e frete, abrangendo 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário