Preços de aluguéis disparam no Brasil pós pandemia
Florianópolis (SC) e Goiânia(GO) são as capitais com maiores índices de aumento
Foto: Seu dinheiro
Dados divulgados pelo índice FipeZap mostraram que os preços médios de aluguel dispararam no Brasil nos últimos meses; o aumento foi de 1,61% em fevereiro no oitavo avanço consecutivo e em 12 meses a alta acumulada foi de 17,05%.
Segundo especialistas esse cenário é refletido por uma série de fatores como a recomposição de preços após a pandemia, a variação de indexadores de aluguel e a maior procura por imóveis bem localizados para locação. Das 11 capitais avaliadas, Florianópolis (SC) e Goiânia (GO) apresentaram maiores avanços no período, chegando a 4%.
Ainda de acordo com especialistas no assunto, a resposta a recomposição de preços após a pandemia é devido ao fato que muitos proprietários de imóveis permitiram na manutenção dos aluguéis alguns ajustes ou descontos contratuais devido ao impacto de renda que foi gerado pelas alterações de rotina por causa da Covid-19.
Outra explicação para esse aumento são as variações do índice de preços e a maior demanda por imóveis bem localizados, afinal, durante a pandemia muitas pessoas ficaram em home office e conheceram um pouco mais dos locais que moravam, aumentando a procura por lugares mais afastados dos centros, devido a tranquilidade; mas agora, que voltaram a rotina presencial, estão avaliando mais questão de distância e tempo de deslocamento em busca de evitar prejuízos profissionais e econômicos.