Prédios funcionais da Câmara dos Deputados encontram-se abandonados e com risco de desmoronar
Apartamentos foram construídos para abrigar deputados federais, mas estão sem funcionamento desde 2017
Foto: Reprodução
Pelo menos 48 apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados, localizados na Asa Norte, a menos de cinco quilômetros da Praça dos Três Poderes, em Brasília, encontram-se disfuncionais, abandonados e com risco de desmoronar.
Dois prédios de seis andares, que foram erguidos em 1973 para abrigar deputados federais que vêm de todos os cantos do Brasil para o trabalho na capital, estão vazios e em estado de deterioração. Cada um dos apartamentos contam com seis dormitórios, closet, quatro banheiros, cozinha e uma sala ampla.
Em agosto de 2019, um laudo da Câmara estimou que os apartamentos valiam, à época, R$ 1,6 milhão. Os blocos estão interditados desde 2017.
De 2020 para cá, cerca de R$ 739 mil foram gastos na manutenção destes prédios desocupados. A lista acompanha despesas de portaria, limpeza, vigilância, consumo de energia elétrica e de água.
À CNN Brasil, a assessoria de imprensa da Câmara não explicou a razão dos edifícios não terem sido reformado, mas pontuou que as obras para reformar os 48 apartamentos vão começar ainda neste ano.