Prefeita de Eunápolis participa de missão paradiplomática na Europa
Segundo Cordélia Torres, medida visa intercâmbio de conhecimentos
Foto: Divulgação
A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, participa de uma missão paradiplomática na Europa em busca de projetos e intercâmbio de conhecimentos. A comitiva tem uma série de atividades, até o próximo dia 18 de novembro, em Talín, na Estônia, e em Barcelona, na Espanha. Segundo a gestora municipal, a meta da missão é adquirir conhecimento sobre tendências mundiais na prestação de serviços públicos.
Prefeitos e secretários de 58 cidades do Brasil e de outros países integram a comitiva da missão, denominada “Smart City e Governo Eletrônico”. “Nosso objetivo é o intercâmbio de conhecimento. Há aquele conceito mundial das ‘smart cities’. Portanto, a intenção é tornar Eunápolis uma ‘smart city’, que significa ‘cidades inteligentes', ou seja, com a utilização de tecnologias no serviço público e aproveitamento dos espaços para o bem-estar das comunidade”, disse Torres.
“E também tornar nosso município uma cidade sustentável em termos ambientais. Estamos também fazendo relacionamentos visando a geração de negócios e levando para o conhecimento de outros países as experiências de Eunápolis”, completou.
A Estônia é considerada uma das sociedades digitais mais avançadas do planeta e Talín já foi denominada como o “Novo Vale do Silício”. Inclusive, um dos compromissos no local é uma visita ao e-Estônia Briefing Centre, onde ocorre uma apresentação do "ecossistema de inovação, empreendedorismo e governo digital". A missão também inclui um encontro na ONG "Let's Do It World", que organiza ações coletivas cívicas de locais ao redor do planeta.