Prefeito do Rio de Janeiro prevê desobrigar uso de máscaras em duas semanas
Medida pode entrar em vigor no próximo dia 15
Foto: Tomas Silva / Agência Brasil
O uso de máscaras em ambientes ao ar livre, sem aglomeração, poderá ser desobrigado na cidade do Rio de Janeiro no próximo dia 15 de outubro. A previsão foi divulgada nesta segunda-feira (4) pelo prefeito Eduardo Paes no Twitter. O gestor municipal divulgou ainda a ata da reunião do Comitê científico da prefeitura (Imagem abaixo) do último 09 de agosto em que foram definidas as premissas para reabertura gradual da cidade, em amarelo destaque para etapas segunda e terceira etapas que podem ser alcançadas nos dias 15 de outubro e 15 de novembro, respectivamente.
No documento, a segunda etapa de redução das medidas restritivas prevê que, com 65% da população com esquema vacinal completo, haverá desobrigação no uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração, mantendo sua utilização obrigatória onde não se consiga manter o distanciamento.
Ainda na segunda etapa, está prevista a permissão para realização de eventos em locais abertos, com restrição até mil pessoas, com uso de máscara obrigatório. Também haverá abertura de boates, danceterias, casas de show e festas, em locais fechados, somente para pessoas com esquema vacinal completo, com 50% da capacidade do ambiente.
Na terceira etapa, prevista pelo prefeito para ocorrer em 15 de novembro, quando haveria 75% da população com esquema vacinal completo, haverá manutenção de máscaras somente em ambientes hospitalares e transporte público, com livre circulação, sem restrições de capacidade e distanciamento.
“O Comitê Científico é composto por dois ex-ministros da Saúde, por um ex-secretário nacional de vigilância em saúde, além de representantes da UFRJ, UERJ, UNIRIO e Fiocruz! Eles é que dão o comando aqui, em conjunto com o secretário @danielsoranz”.