Prefeitura de Salvador abre processo para tombamento de obras de Juarez Paraíso
Uma das suas obras mais conhecidas é a denominada de "Gestação" no Parque de Exposições Agropecuária
Foto: Reprodução/APUB
Um dos maiores artistas plásticos baianos, com obras espalhadas em diversas áreas de Salvador pode ter seu trabalho ainda mais reconhecido. Através da Fundação de Gregório de Matos (FGM), a Prefeitura de Salvador abriu os estudos para o processo de tombamento das obras de Juarez Paraíso.
No regime de tombamento provisório até a conclusão dos estudos necessários e a emissão de parecer pelo Conselho Consultivo do Patrimônio, desde o dia 10 de julho, a FGM informou que se tratam de obras que representam as diferentes fases e técnicas utilizadas pelo artista. Esses trabalhos estão instalados em prédios públicos e privados, além de obras ao ar livre, espalhadas em diferentes bairros de Salvador.
Uma das suas obras mais conhecidas é a denominada de "Gestação", feita em fibra de vidro, localizada na entrada do Parque de Exposições Agropecuária, em Salvador. Outra obra conhecida é "Intervebrado", foi feita de massa de cimento e barro e vidrotil, e fica no Parque de Pituaçu.
Juarez Paraíso iniciou sua carreira artística na década de 1950, nascido em Arapiranga, município de Minas de Rio de Contas. Sua arte foi marcada por grande importância tanto na criação de obras murais em espaços públicos e privados, assim como experimentações em diversas técnicas e no desenvolvimento de pesquisas artísticas.