Prefeitura de Salvador anuncia plano de contingência contra varíola dos macacos
Unidades básicas de saúde passam a atender casos suspeitos
Foto: Reprodução/OMS
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou nesta quarta-feira (3) um plano de contingência contra a varíola dos macacos. A ação conta com ações de monitoramento, atendimento e tratamento da doença. Até o momento, a capital baiana confirmou nove casos de “Monkeypox”.
De acordo com o secretário Décio Martins, quatro dos nove casos confirmados já são considerados curados. Além disso, ele afirmou que há outros 43 casos em análise. Dentro do plano de contingência, a partir da próxima segunda-feira (8), as unidades básicas de saúde da capital passam a receber pacientes com suspeita da doença.
Com isso, além das 16 unidades de urgência e emergência, outras 28 unidades básicas de saúde de Salvador passam a ser pontos de referência para atendimento e coleta laboratorial. "Nossa rede está preparada. Nossos profissionais estão em capacitação e a partir do dia 8 nossas 28 Unidades Básicas de Saúde passam a fazer testagem e acolhimento dos pacientes com suspeita da doença", disse Décio ao g1.
De acordo com dados da prefeitura, os casos confirmados foram registrados nos bairros de Brotas (1), Barra/Rio Vermelho (2), Boca do Rio (1), Itapuã (1) e Cabula/Beiru (3). Entre os casos suspeitos, o distrito sanitário com maior número é São Caetano/Valéria com oito casos em análise.