Prefeitura de Santo Amaro derruba árvore sagrada para o povo de santo há mais de 20 anos
Caso foi denunciado à Polícia Civil como intolerância religiosa
Foto: Reprodução
A Prefeitura de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, derrubou uma árvore sagrada para os candomblecistas, na quarta-feira (22). O caso foi denunciado à Polícia Civil como intolerância religiosa.
A árvore consagrada a um orixá há 26 anos foi derrubada em meio à demolição de uma barraca de acarajé pertencente ao Terreiro Ilê Axé Omorodé Loni Omorodé Oluayé.
Técnicos da Secretaria de Serviços Públicos e Ordem Pública demoliram a estrutura para cumprir uma determinação judicial a qual indicava que a barraca foi construída de maneira irregular. No entanto, a árvore também foi derrubada durante o uso do trator.
Santo Amaro é conhecida nacionalmente pela realização do Bembé do Mercado, considerado o maior candomblé de rua do mundo que celebra o fim da escravidão dos negros africanos.
Em nota, a Prefeitura de Santo Amaro reconheceu o erro, já que a árvore não era alvo da notificação, e afirmou que não compactua com nenhum tipo de intolerância religiosa. A gestão municipal ressaltou que apura o caso com rigor para adotar as medidas cabíveis.