Presidente da Câmara vai apresentar moção para limitar ações militares de Trump no Irã
Congresso vai definir o rumo da ação
Foto: Saul Loeb / AFP
A democrata e presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que irá propor e encaminhará para votação uma resolução que limite novas ações militares de Donald Trump contra o Irã. A medida surge em reação ao ataque aéreo ordenado pelo chefe da Casa Branca, que causou a morte do general Qassem Soleimani, que dirigia as Forças Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã.
"Ela [a moção] reforça as responsabilidades de supervisão estabelecidas há muito tempo pelo Congresso, determinando que, se nenhuma outra ação legislativa for tomada, as hostilidades militares do governo contra o Irã deverão cessar em 30 dias", relatou Pelosi.
É provável que a medida seja aprovada e siga para o Senado. Comandada pelos republicanos, os senadores devem barrar a moção. O Congresso deverá se ver obrigado a tratar do ataque a Soleimani em conjunto com o processo de impeachment contra Donald Trump. Aprovado pela Câmara no dia 18 de dezembro, ele se baseia nas acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso em razão do imbróglio do presidente com a Ucrânia.