Presidente da LaLiga pede retirada do Mundial de Clubes de 2025 do calendário da FIFA
Javier Tebas critica falta de patrocínios e desinteresse de jogadores
Foto: Reprodução / Instagram
O presidente da LaLiga, Javier Tebas, criticou o Mundial de Clubes de 2025 e pediu que a FIFA que retire a competição do calendário. Segundo Tebas, o torneio, que terá sua primeira edição no novo formato no próximo ano, é desnecessário e não desperta o interesse dos jogadores. A declaração foi feita durante um fórum sobre futebol europeu, realizado em Bruxelas, na Bélgica, pela União de Clubes Europeus.
Tebas apontou a falta de patrocínios e de vendas de direitos de transmissão como sinais de que o torneio não está sendo bem recebido no mercado. "Peço a Infantino e à FIFA que retirem o Mundial de Clubes do calendário. Vocês sabem que não venderam os direitos de transmissão e que não têm os patrocínios previstos. As ligas e os jogadores não querem esse Mundial", declarou o dirigente.
A crítica de Tebas soma-se à de outros nomes do futebol, como o meio-campista belga Kevin De Bruyne, do Manchester City, que recentemente expressou sua insatisfação com o aumento do número de competições, o que prejudica o tempo de descanso e a preparação dos atletas.
O Mundial de Clubes de 2025 está programado para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho, com um formato semelhante ao da Copa do Mundo, reunindo 32 equipes. Doze times europeus, incluindo o Manchester City, já estão classificados. Do Brasil, Palmeiras, Flamengo e Fluminense também têm vaga garantida. Faltam apenas a definição do representante dos Estados Unidos, país-sede, e do campeão da Libertadores de 2024.