• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente da Rússia celebra extensão de acordo nuclear com os Estados Unidos

Presidente da Rússia celebra extensão de acordo nuclear com os Estados Unidos

Apesar de acordo, Putin faz alerta para "degradação" do sistema de segurança global

Por Da Redação
Ás

Presidente da Rússia celebra extensão de acordo nuclear com os Estados Unidos

Foto: Reprodução/Olhar Digital

Nesta quarta-feira (27), dia em que Estados Unidos e Rússia finalizaram os detalhes para a extensão do Novo Start, último acordo de controle de arsenais nucleares ainda em vigor entre os dois países que possuem o maior número de ogivas atômicas, o presidente Vladimir Putin afirmou em discurso no Fórum Econômico Mundial que “o sistema de segurança global está em degradação”, com riscos reais para todos no planeta.

Putin declarou que acordos como o Novo Start são um bom começo, mas apontou que conflitos menores continuam a se multiplicar, muitos deles sem solução fácil. Mesmo vendo paralelos com os anos que levaram à Segunda Guerra Mundial, como no enfraquecimento das instituições internacionais, apontou que um novo grande conflito é “praticamente impossível”, embora as condições possam mudar.

Horas antes do discurso do presidente russo, a Câmara Baixa do Parlamento, a Duma, aprovou a extensão do Novo Start, com 399 parlamentares votando a favor do projeto enviado na terça-feira (26) pelo Kremlin. Ninguém votou contra. Pelo plano, o acordo, assinado em 2010 pelos então presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev passa a valer por mais cinco anos, sem alterações em seus princípios básicos, como o limite de 1.550 ogivas operacionais para cada um dos lados.

O texto é o último acordo bilateral de controle de arsenais ainda em vigor, e seu prazo chegaria ao fim no dia 5 de fevereiro caso nada fosse feito. Ao longo de 2020, EUA e Rússia iniciaram conversas sobre um novo prazo. Diferente de Donald Trump, Joe Biden, se mostrava favorável à extensão, selada politicamente na terça, em uma tensa conversa telefônica com Putin.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário