• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente da Turquia ordena início de obras para criar 'centro de gás' proposto por Putin
Mundo

Presidente da Turquia ordena início de obras para criar 'centro de gás' proposto por Putin

Iniciativa visa facilitar exportação do gás da Rússia para a Europa

Por Da Redação
Ás

Presidente da Turquia ordena início de obras para criar 'centro de gás' proposto por Putin

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ordenou nesta sexta-feira (14), durante coletiva, o início das obras de um "centro de gás" no país. A iniciativa, proposta por Vladimir Putin, visa facilitar a exportação do gás da Rússia para a Europa.

A proposta de Putin surge no momento em que as entregas de gás russo para o continente são fortemente afetadas pelas sanções ocidentais e após vazamentos nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que ligam a Rússia à Alemanha pelo Mar Báltico. “Instruímos nosso Ministério da Energia e a instituição pertinente na Rússia, juntamente com Putin, a trabalharem juntos”,  disse Erdogan.

Atualmente, o Kremlin vem buscando fortalecer seus laços com a Turquia, já que seu relacionamento com a União Europeia enfraqueceu após a invasão da Ucrânia. Na última quinta-feira (13), o presidente russo disse que "um possível centro de gás na Turquia também poderia servir para definir os preços, hoje exorbitantes". O governo francês reagiu e disse que o "centro de gás" proposto por Putin na Turquia "não faz sentido", já que os europeus querem reduzir sua dependência da energia russa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.