• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Presidente do Banco Central diz que pico da inflação deve acontecer entre abril e maio
Economia

Presidente do Banco Central diz que pico da inflação deve acontecer entre abril e maio

Quebra da safra e o alto preço do barril de petróleo foram responsáveis por adiar o pico, diz Campos Neto

Por Da Redação
Ás

Presidente do Banco Central diz que pico da inflação deve acontecer entre abril e maio

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que o pico de inflação deve ser atingido entre os meses de abril e maio e que depois passará por uma queda "um pouco mais rápida".

De acordo com Campus Neto, a quebra da safra e o alto preço do barril de petróleo foram os responsáveis por adiar o pico, que estava previsto para os meses de novembro e dezembro. As informações foram divulgadas durante um evento promovido pela Esfera Brasil, organização que promove debates ligados a área de empreendedorismo.

Segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou 2021 com inflação de 10,06%. Marcando a primeira vez, desde 2015, que o número ficou acima de 10%.

Esse processo tem feito com que o Banco Central suba a taxa de juros. o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, elevou a taxa Selic de 9,25% para 10,75%, ao ano. Este marcou o oitavo aumento consecutivo da taxa.

Durante o evento, Campus Neto ainda firmou que, por ter elevado a taxa de juros, o Brasil saiu na frente dos demais países, para controlar a inflação.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta de inflação para 2022 no valor de 3,5%. Entretanto, o Copom estimou que a inflação deve passar dos 5% neste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário