• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Presidente do BC diz que inflação do Brasil 'está benigna', mas governo precisa cumprir meta fiscal
Economia

Presidente do BC diz que inflação do Brasil 'está benigna', mas governo precisa cumprir meta fiscal

Segundo Roberto Campos Neto, alta de preços tem sido puxada por fatores globais

Por Da Redação
Ás

Presidente do BC diz que inflação do Brasil 'está benigna', mas governo precisa cumprir meta fiscal

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (2) que a inflação brasileira "está benigna" e, diferente de outros momentos, está sendo puxada atualmente por fatores globais, e não locais. Contudo, o nível de gastos do governo está mais alto que o de outros países.

“Temos apoiado bastante o governo para persistir na meta fiscal. No fim das contas estamos olhando para a estabilidade da trajetória de dívida de média e longo prazo, e é importante persistir na meta”, afirmou.”, afirmou Campos Neto, durante participação no Abracam Talks, evento da Associação Brasileira de Câmbio  em São Paulo.

“Quando vemos os preços aos consumidores, há uma alta [recente] que é basicamente sazonal, por conta dos números do ano passado, mas, em geral, a inflação está benigna”, disse. “Temos [hoje] inflação global, mas, no Brasil está melhor (…). Em 2014, por exemplo, a inflação era brasileira, não tinha inflação no mundo. Hoje, há um surto no mundo, e o Brasil teve sucesso em controla-lo e, agora, a nossa inflação está abaixo da média", acrescentou.

Campos Neto também afirmou que o ponto de atenção é a questão fiscal, e que essa é uma das razões para que a previsão de inflação para o próximo ano, na casa de 3,5%, ainda não estarem na meta. 

Segundo ele, o centro do objetivo oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e, para 2024, 2025 e 2026, é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário