Presidente do CFM repudia governadores do NE por pedirem médicos sem o Revalida
O CFM entrou na Justiça contra o pedido do Consórcio Nordeste
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Ribeiro, criticou os governadores do Nordeste para solicitou ao Ministério da Saúde para que médicos formados no exterior possam atuar no Brasil sem prestarem o Revalida, prova que testa o conhecimento dos médicos brasileiros formados no exterior. O pedido para que os médicos fossem autorizados para trabalhar no país foi feito na semana passada em reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teich.
Segundo o presidente do CFM, os argumentos dos governadores para o pedido são mentiroso (Veja vídeo completo abaixo). "Vejo como traição, falacioso e mentiroso o pedido dos governadores. Aproveitam a maior ameça da nossa história para aprovarem algo totalmente desprezível. Estamos decepcionados e estarrecidos, não existe nenhuma necessidade de usar pessoas que não sabemos se têm capacidade de atender um paciente", disse.
Além das críticas, o CFM entrou na Justiça para que o pedido feito pelo Consórcio Nordeste seja impedido. “O CFM não tem absolutamente nada contra quem estudou fora do País. Brasileiros e estrangeiros formados fora do Brasil serão sempre muito bem-vindos, desde que aprovados no Revalida, nos moldes em que a prova foi definida pela nossa legislação. Este exame é fundamental para que, aqui, atuem profissionais competentes e capazes de prestar uma assistência de qualidade à nossa população”, defendeu o presidente do CFM, Mauro Ribeiro.
Veja o vídeo