Presidente do Chile anuncia reunião com governantes da América Latina para tratar sobre migração irregular
Declaração ocorreu durante visita à região importante na entrada de migrantes no país
Foto: Reprodução/Redes Socias
O presidente de Chile, Gabriel Boric, anunciou nessa quarta-feira(15), que junto de outros governantes "amigos" da região, fará uma reunião para abordar o tema da migração irregular.
"Vamos ter uma reunião com diferentes presidentes amigos da América Latina, com AMLO [Andrés Manuel López Obrador, do México], Alberto Fernández [da Argentina], Xiomara Castro [Honduras], com Gustavo Petro [Colômbia], Luis Arce [Bolívia], na qual um dos temas que vamos tratar é justamente este", a migração, declarou Boric.
Segundo o escritório de imprensa da Presidência chilena, a reunião será realizada no contexto da 28ª Cúpula Ibero-Americana, que acontecerá em Santo Domingo, República Dominicana, no dia 25 de março.
A declaração ocorreu durante visita do presidente à região de Tarapacá, no norte do Chile. A localidade é ponto de entrada de parte importante dos migrantes em situação irregular, especialmente venezuelanos e colombianos.
Em fevereiro, o governo chileno mobilizou as forças armadas nas regiões de Arica, Tarapacá e Antofagasta, para reforçar o controle das fronteiras.