Presidente do Fed diz que cenário bancário aproxima EUA da recessão

Na contramão, Neel Kashkari afirmou que tensões poderiam derrubar a inflação

Por Da Redação
Ás

Presidente do Fed diz que cenário bancário aproxima EUA da recessão

Foto: Reprodução

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Minneapolis, Neel Kashkari, disse no último domingo (26), durante entrevista à CBS News, que a situação bancária dos Estados Unidos aproxima o país de uma recessão. Segundo ele, a situação ficará pior se uma crise de crédito avançar.  

“[O cenário] definitivamente nos deixa mais perto [de uma  recessão]. O que não está claro para nós é quanto dessas tensões bancárias estão levando a uma crise de crédito generalizada. E então essa crise de crédito, desaceleraria a economia. Isso é algo que estamos monitorando muito, muito de perto", disse Kashkari.

As dificuldades começaram sobretudo após a quebra do Silicon Valley Bank, banco focado em empresas de tecnologia nos EUA. Após o caso do SVB, a confiança em todo o sistema bancário foi colocada em xeque. Na contramão, Kashkari afirmou que a crise pode desacelerar a inflação, exigindo menor aperto monetário. 

"Agora, por um lado, tais tensões poderiam então derrubar a inflação. Portanto, teríamos que trabalhar menos com os Fed Funds para trazer a economia a um equilíbrio", disse o dirigente. "Mas, no momento, não está claro o impacto que essas tensões bancárias terão na economia. Mas é algo para observar com muito cuidado. E é nisso que estamos focados", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.