Presidente do INEP admite possibilidade de mudar data do Enem
Exame está previsto para acontecer em novembro
Foto: Reprodução/G1
Em entrevista ao jornal O Globo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que "Já existe uma desigualdade que vem de toda a educação básica e não é o Enem sozinho que corrige isso". Lopes reforçou a importância de garantir que as provas aconteçam e que mudanças serão feitas à medida que se mostrarem necessárias em termos técnicos.
Perguntado sobre a possibilidade do cancelamento do exame, o presidente afirmou que a decisão de seguir com o planejamento do Enem para o mês de novembro, bem como a realização dos outros exames que estão sob a responsabilidade do Inep (Encceja e Enade) foram tomadas com base em estudos técnicos e que todo o trabalho está se adequando diante da pandemia do coronavírus.
"Mais à frente, se de fato houver razões técnicas para isso, a data do Enem poderá ser alterada. Mas, por enquanto, isso não é necessário. É preciso entender que o exame é porta de entrada não só para universidades públicas, mas também para outras políticas públicas para pessoas de baixa renda, como as cotas, o Fies, o ProUni. A sociedade fica muito mais prejudicada sem o Enem.", afirmou Lopes, ele também fez uma cobrança a ação dos secretários estaduais e seus respectivos governos: "Eles estão fazendo seu papel para garantir a inscrição dos alunos?", questionou.