Presidente interina da Bolívia anuncia candidatura ao cargo
Jeanine Áñez 15,6% dos votos à frente do ex-presidente Carlos Mesa, com 13,8%
Foto: Jorge Bernal/AFP
A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, anunciou nesta sexta-feira (24), candidatura à presidência nas eleições do próximo dia 3 de maio. Ela assumiu a presidência no dia 12 de novembro, após a renúncia de Morales, pressionado por uma forte convulsão social em meio a denúncias de fraude nas eleições de outubro. Uma pesquisa do jornal Página Sete divulgada no início de janeiro concede a Áñez 15,6% dos votos à frente do ex-presidente Carlos Mesa, com 13,8%.
Áñez fez o anúncio após um acordo do seu "Democratas" com o partido "Solbo", do prefeito de La Paz, Luis Revilla, que nas eleições de outubro apoiou Mesa contra a reeleição de Morales.
O candidato à presidência e líder cívico Luis Fernando Camacho, ator-chave nos protestos que levaram à renúncia de Morales, avaliou antes do anúncio oficial que a candidatura de Áñez "não seria ética".
Os partidos têm prazo até o dia 2 de fevereiro para inscrever seus candidatos no Tribunal Supremo Eleitoral. As eleições ocorrerão no dia 3 de maio, com eventual segundo turno em 14 de junho.