Brasil

Lula busca investimentos e discute metas climáticas na COP 28

Presidente inicia agenda no Oriente Médio e segue para Alemanha

Por Da Redação
Ás

Lula busca investimentos e discute metas climáticas na COP 28

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, nesta segunda-feira (27), uma viagem internacional para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), sediada em Dubai, nos Emirados Árabes. Além de participar da COP, Lula realizará agendas bilaterais na Arábia Saudita, Catar e Alemanha, buscando atração de investimentos e parcerias para o Brasil.

Em suas redes sociais, Lula afirmou que o foco na abertura de mercados, atração de investimentos, especialmente em energia renovável, e o comprometimento com a recolocação do Brasil no cenário internacional. Na COP 28, o Brasil endossará o compromisso de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de buscar recursos para reparação e transição justa para países em desenvolvimento.

A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira, atualizada em 2023, estabelece metas ambiciosas de redução de emissões, visando uma diminuição de 48% até 2025 e 53% até 2030, em relação a 2005. O Brasil também reafirmou o compromisso de alcançar emissões líquidas neutras até 2050.

Após a COP 28, a expectativa para a COP 29 é estabelecer um novo patamar para financiar a ação climática, enquanto a COP 30, que ocorrerá no Brasil, espera a apresentação de novas NDCs pelos países.

Agendas bilaterais na viagem internacional

Antes da participação na COP, Lula realizará encontros bilaterais. Em Riade, na Arábia Saudita, reunirá-se com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, buscando abrir caminhos para investimentos sauditas no Brasil. No Catar, abordará questões políticas e econômicas, incluindo o conflito entre Israel e o grupo Hamas.

Após a COP 28, Lula seguirá para a Alemanha, onde se encontrará com o presidente Frank-Walter Steinmeier e o primeiro-ministro Olaf Scholz. A agenda abrangente inclui assinaturas de memorandos em áreas como meio ambiente, bioeconomia, saúde, ciência e tecnologia, além do possível avanço no acordo Mercosul-União Europeia.

A viagem marca a retomada das atividades internacionais de Lula após uma cirurgia no quadril. O retorno ao Brasil está programado para o início de dezembro, quando o presidente receberá os chefes de Estado do Mercosul em uma cúpula no Rio de Janeiro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário