Presidente Lula conversa com Macron sobre guerra no Oriente Médio
Presidente francês apoiou a proposta de resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula (PT) discutiu sobre a guerra no Oriente Médio, por telefone, com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta sexta-feira (20). De acordo com o governo brasileiro, durante a conversa Lula agradeceu o apoio francês à proposta de resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, que foi rejeitada pelo voto dos Estados Unidos.
"Ambos [Lula e Macron] trataram da importância de se estabelecer corredor humanitário para a saída de estrangeiros e entrada de água potável, alimentos e remédios na Faixa de Gaza", afirmou nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
"Os dois presidentes concordaram sobre a necessidade de libertação imediata dos reféns pelo Hamas e sobre o terrível impacto do conflito nas crianças palestinas e israelenses. Manifestaram preocupação com os riscos de escalada do conflito", prossegue.
Os presidentes trataram também sobre os avanços nas negociações para a realização de novas eleições presidenciais na Venezuela, e de acordos ligados ao tratado de cooperação na Amazônia.
Além disso, Lula também convidou Macron a visitar o Brasil – e, segundo o Planalto, o presidente francês confirmou sua primeira visita oficial no primeiro semestre de 2024.
Na quinta-feira (19), Lula encontrou o presidente da Colômbia Gustavo Petro, no Palácio da Alvorada.