Presunto com embalagem danificada podem contaminar alimento e causar doenças
Consumidores deve ficar atento às condições da embalagem e validade dos produtos
Foto: MAPA/Divulgação
Uma má conservação ou manuseio incorreto de frios, como o presunto, podem causar riscos à saúde e o consumidor deve ficar atento às condições da embalagem do produto em supermercados e padarias, já que os frios são fracionados pelos estabelecimentos.
Contudo, se o manuseio for incorreto durante o processo de corte, fracionamento e embalagem, o alimento pode ser colocado em um ambiente que proporcione a possibilidade de contaminação e o crescimento de bactérias.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as práticas incorretas de manipulação dos frios podem contaminar o alimento e causar doenças como o botulismo.
Outro fator que também implica na qualidade e conservação dos frios é a temperatura de armazenamento. Essas peças contam com uma validade de 100 a 180 dias em ambientes secos e refrigerados, mas após aberto para consumo, sua validade é de apenas três dias.
A Anvisa ressalta ainda que o prazo de validade aplicado nos alimentos considera a embalagem original e as condições de armazenamento determinados pelo fabricante, e pode mudar caso o produto seja retirado dela.