Preta Gil vai a Nova York fazer tratamento experimental contra câncer
Cantora teve parte aparelho digestivo e sistema linfático retirados durante internação que durou 55 dias

Foto: Reprodução/TV Globo
A cantora Preta Gil deve passar por um tratamento experimental contra o câncer nos Estados Unidos, em abril deste ano. A revelação foi feita em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, exibida no domingo (16).
Preta ficou 55 dias internada e teve alta hospitalar na última terça-feira (11). No processo ela passou por uma cirurgia que levou 21 horas e retirou parte do aparelho digestivo e sistema linfático.
“Estou fragilizada, ainda com o corpo muito debilitado. Com dreno, sondas, ainda invadida”, disse. O novo tratamento será realizado em Nova York, com medicamentos que estão em fase final de estudos.
• Após alta médica, Preta Gil celebra momento importante e diz que continua lutando bravamente
• Amputação do reto: entenda o que envolve o procedimento médico
Segundo Preta, ela não precisa mais de quimioterapia, apenas de remédios paliativos para dor e vitaminas, e que pode comer de tudo. A cantora disse que agora espera autorização médica agora para poder viajar para Salvador e comer acarajé.
“Eu comi acarajé [ no hospital]. Pedi acarajé no delivery. Não chegou igual, mas matei um pouquinho da minha vontade”, comentou.
Em 2023, Preta Gil teve o diagnóstico de um tumor no reto, que foi operado. No procedimento, ela também teve o útero retirado. No entanto, o câncer voltou em seis novos focos: quatro em uma membrana que cobre o aparelho digestivo, o peritônio, e duas no sistema linfático. Todos foram removidos na cirurgia entre os dias 19 e 20 de dezembro.
Preta precisou ainda reimplantar parte do ureter direito, que liga o rim à bexiga, além de reconstruir também parte do órgão. Ela chegou a ficar três dias em coma induzido e passou por transfusões de sangue para combater uma anemia.
Mesmo com as dificuldades do tratamento, Preta destaca que não deixou a melancolia dominar a vida dela. "Tenho 50 anos. Ainda tenho muito que viver. Ainda tenho muito que amar”, declarou a cantora.