Salvador

Prévia da inflação de fevereiro acelera para 0,90% na RMS

Educação e alimentação exerceram principal pressão inflacionária no período

Por Da Redação
Ás

Prévia da inflação de fevereiro acelera para 0,90% na RMS

Foto: EBC

No mês de fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,90% na Região Metropolitana de Salvador (RMS), representando uma leve aceleração em relação ao registrado em janeiro (0,35%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice, que funciona como uma prévia da inflação oficial do mês, ficou acima do registrado no Brasil (0,78%). No entanto, ele foi o mais baixo para um mês de fevereiro em três anos, desde 2021, quando tinha registrado 0,67%.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o IPCA-15 já registra uma alta de 1,25%, o 5º mais alto entre os 11 locais pesquisados pelo IBGE.

Já no acumulado nos 12 meses encerrados em fevereiro, o IPCA-15 da RMS está em 3,67% e é o 2º menor do país, seguindo abaixo do indicador nacional (4,49%) e acima apenas do verificado na RM Recife/PE (3,46%).

Ainda segundo os dados divulgados pelo órgão, o índice de prévia da inflação de fevereiro na RMS foi o quarto mais alto entre os 11 locais pesquisados, ficando atrás apenas do registrado no município de Goiânia/GO (1,07%) e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte/MG (1,02%) e São Paulo/SP (0,93%). Todas as áreas apresentaram aumento médio nos preços, de acordo com o IPCA-15.

A educação e a alimentação foram as categorias que mais puxaram a inflação em fevereiro na RMS. As despesas com a educação ficaram em 6,08%, exercendo a principal pressão inflacionária.

Já o grupo de alimentação e bebidas (1,11%) também teve um impacto significativo ao elevar o custo de vida na Região Metropolitana de Salvador, de acordo com a prévia da inflação de fevereiro. Isso ocorre devido ao peso desse conjunto de despesas nos orçamentos familiares da RMS e, consequentemente, na composição do IPCA-15.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário