Prévia de alinhamento planetário pode ser visualizada nesta terça-feira (21)
Fenômeno principal deve acontecer no dia 28 de fevereiro
Foto: Reprodução/Emre Ayata/Pexels
O alinhamento planetário total, que consiste no alinhamento de todos os planetas em um mesmo lado do sol, ocorrerá em 28 de fevereiro deste ano. No entanto, nesta terça-feira (21), será possível visualizar uma prévia do fenômeno, com o alinhamento de seis planetas.
O fenômeno ocorre quando todos os planetas, exceto a terra, se encontram no mesmo lado do Sol, em uma linha reta imaginária vista do próprio Sol. Embora os planetas fiquem em uma faixa muito próxima, eles nunca formam uma linha reta perfeita, por conta da inclinação das órbitas.
Conforme divulgado por especialistas, o fenômeno é tão raro que ocorre apenas sete vezes a cada milênio, e o próximo "superalinhamento planetário" só deve acontecer em 6 de maio de 2492.
Um outro tipo de alinhamento planetário, é marcado pela presença da Terra no ciclo de planetas que estão do mesmo lado do Sol, nesse segundo exemplo, o observador tem a impressão de que os planetas estão "juntos" no céu.
Para localizar o fenômeno, será necessário encontrar Júpiter primeiro, em seguida Saturno e Vênus. Ao identificar os três planetas no céu, basta olhar ao redor da linha que os une para visualizar os demais planetas.