Previsão climática para abril: Meteorologistas indicam mudanças ao longo do mês em diversas regiões do Brasil
Espera-se uma variação térmica, com alternância entre períodos de frio e calor
Foto: Reprodução/TV Integração
O mês de abril trará uma transição nos fenômenos climáticos, com a persistência do El Niño, mas evidenciando sinais de resfriamento, apontando para uma futura neutralidade e possibilidade de estabelecimento do La Niña entre junho e agosto.
De acordo com Willians Bini, meteorologista e CCO (Climate Chief Officer) da FieldPro, as temperaturas permanecerão acima da média ao longo do mês, embora sem ondas de calor extremas. Espera-se uma variação térmica, com alternância entre períodos de frio e calor.
Sul: Prevê-se chuvas acima da média devido à influência do El Niño, podendo ocasionar transtornos com a possibilidade de frentes frias intensas. As temperaturas permanecerão acima do padrão para o mês nos estados da região.
Sudeste: Existe uma transição na região, com previsão de chuvas menos frequentes e intensas. Embora haja alguns picos de calor, espera-se uma diminuição nas temperaturas em comparação com os meses anteriores, sem registros de ondas de calor extremo.
Nordeste: O Matopiba terá chuvas bem distribuídas durante todo o mês, enquanto a Zona de Convergência Intertropical poderá causar chuvas fortes, principalmente no litoral norte, demandando atenção para possíveis problemas.
Norte: Inicialmente, prevê-se chuvas intensas em áreas como o sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, com uma leve redução ao longo do mês.