• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Primavera Meteorológica: por que a estação já começou antes da data oficial?

Primavera Meteorológica: por que a estação já começou antes da data oficial?

Início oficial da estação ocorre em 23 de setembro

Por Da Redação
Ás

Primavera Meteorológica: por que a estação já começou antes da data oficial?

Foto: Pexels

A primavera, que oficialmente se inicia em 23 de setembro às 03h50 (horário de Brasília) para a maior parte do Brasil, já se faz presente desde a última sexta-feira (01). A explicação para o fenômeno está na diferença entre as estações astronômicas e as meteorológicas.

As estações astronômicas, aquelas que aprendemos desde a escola, são definidas pela posição da Terra em relação ao Sol. Por outro lado, as estações meteorológicas ou climáticas são aquelas que percebemos na prática, determinadas pelo ciclo anual de temperaturas e por datas específicas.

Tudo isso ocorre porque astrônomos e outros cientistas utilizam pontos na órbita da Terra ao redor do Sol para estabelecer as mudanças entre as estações. Eles se baseiam nas datas dos solstícios, que ocorrem aproximadamente em 21 de dezembro e 21 de junho, bem como dos equinócios, que acontecem por volta de 20 de março e 22 de setembro, para demarcar o início das estações.

No hemisfério sul, as estações astronômicas são geralmente distribuídas da seguinte forma:

O verão astronômico começa em torno de 21 de dezembro.
O outono astronômico tem início por volta de 20 de março.
O inverno astronômico se inicia aproximadamente em 21 de junho.
E a primavera astronômica começa por volta de 22 de setembro.

Portanto, embora a primavera astronômica ainda esteja a alguns dias de distância, a primavera meteorológica já começou, marcando o início de uma estação caracterizada por temperaturas amenas, floração e renovação na natureza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário