Primeira brasileira na Ópera de Paris conquista principal posição no corpo de baile
Luciana Sagioro, de 18 anos, está entre os grandes nomes do balé internacional
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A brasileira Luciana Sagioro, de 18 anos, fez história ao conquistar nesta semana o título de “Coryphée”, uma das principais posições no corpo de baile da Ópera de Paris. O reconhecimento ocorreu após um concurso realizado pela companhia, consolidando a posição dela entre os grandes nomes do balé internacional.
Primeira brasileira a integrar a companhia, Luciana atualmente apresenta quatro solos em “Paquita”. Trata-se de um balé de 1846, criado por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus. O primeiro trabalho de Luciana como solista foi em junho deste ano, quando interpretou “Giselle”.
Em entrevista ao jornal O Globo, Luciana analisou a potência da dança como esporte e apontou a baixa visibilidade das bailarinas no Brasil.
“Muitos brasileiros não fazem ideia de que há uma bailarina na Ópera de Paris e não sabem a dimensão disso. Somos bailarinas, mas também podemos nos considerar atletas. Usamos tanto a mente quanto o corpo. Somos grandes profissionais, assim como os jogadores de futebol, porém não temos a mesma visibilidade”, pontuou a artista.
“É muito triste ver uma nação repleta de talentos que precisam de apoio, ajuda, projetos sociais e visibilidade, mas que não têm. Vim de uma família de classe média alta que pôde me dar todo suporte que precisei para chegar onde estou hoje. Reconheço e sou grata aos meus pais”, concluiu.