Primeira escola afrobrasileira do Brasil disponibiliza bolsas de estudo para crianças negras e indígenas em Salvador
As inscrições são realizadas de forma remota até o dia 15 de novembro
Foto: Divulgação
A Escola Afro-brasileira Maria Felipa, localizada no bairro do Garcia, em Salvador, abriu inscrições para bolsas de estudos integrais e de 50%, para o ano letivo de 2025. A iniciativa contempla crianças negras e indígenas em situação de vulnerabilidade social. Para acessar o edital e realizar o cadastro para concorrer a uma das vagas até o dia 15 de novembro, basta acessar o site.
Podem concorrer as vagas, aqueles que contemplam os seguintes critérios: crianças negras e/ou indígenas com renda familiar até 1,5 salário mínimo; famílias residentes em bairros periféricos, em quilombos urbanos ou não urbanos, em comunidades indígenas; No caso de crianças indígenas, será necessária uma Declaração de Pertencimento Étnico à sua comunidade.
A primeira fase para participar do processo é o envio dos documentos e a análise documental.
Confira os documentos solicitados:
Uma carta informando detalhadamente a situação financeira do grupo familiar e a justificativa do porquê a criança precisa ser contemplada com a bolsa;
Comprovante de renda ou ausência de renda, carteira de trabalho e últimos três contracheques;
Comprovante de residência, se for residência alugada, enviar uma declaração assinada com o próprio punho;
Documentos da criança, como certidão de nascimento ou RG, 1 foto 3x4, cartão de vacina;
RG, CPF das pessoas responsáveis pela criança;
Comprovante de vulnerabilidade social (Cad. Único, cartão do bolsa família, comprovante do Auxílio Brasil) caso o grupo familiar esteja inserido no Programa Bolsa Família ou Auxílio Brasil.
A documentação completa deve ser enviado para o e-mail institucional escolinhamariafelipa@gmail.com, com o título "seleção de bolsas Maria Felipa - 2025". Após o recebimento, uma comissão vai avaliar toda a documentação, verificando os critérios socioeconômicos e raciais.
Os responsáveis pelas crianças classificadas para a etapa de entrevistas receberão um e-mail informando o dia e o horário do procedimento que ocorrerá entre os dias 18 e 29 de novembro. A divulgação do resultado final será no dia 06 de dezembro.
A instituição também oferece vagas de bolsas de estudos para os filhos e outros dependentes de servidores públicos, no valor de 15%. Para este processo, os servidores podem consultar o edital de matrículas da pasta.