Mundo

Primeira-ministra do Reino Unido demite ministro de Finanças

Em carta,Kwasi Kwarteng anuncia que deixa o cargo em meio a críticas ao seu plano fiscal

Por Da Redação
Ás

Primeira-ministra do Reino Unido demite ministro de Finanças

Foto: Reprodução/Twitter

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, demitiu na sexta-feira (14) o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng. Em carta, ele anunciou que deixa o cargo em meio a uma forte onda de críticas relacionadas a seu plano fiscal. Truss assumiu o governo britânico em 6 de setembro, após Boris Johnson renunciar ao cargo, e desde então enfrenta uma crise de gestão. 

Em pronunciamento nesta manhã desta sexta, a primeira-ministra disse que manterá o aumento de taxas. No entanto, Truss irá descartar parte do plano econômico de Kwarteng e mudará a política fiscal para tentar aplacar as críticas. Na ocasião, ela também disse que os gastos que ela havia anunciado previamente serão aplicados de forma mais lenta, para não assustar o mercado.

"Vamos controlar o tamanho do estado para garantir que o dinheiro dos contribuintes seja sempre bem gasto. Nosso setor público se tornará mais eficiente para fornecer serviços de classe mundial para o povo britânico e os gastos crescerão menos rapidamente do que o planejado anteriormente", declarou.

Kwarteng anunciou a nova política fiscal em 23 de setembro, que previa uma série de cortes de taxas e impostos para tentar tirar a economia britânica de anos de crescimento estagnado. Mas a resposta dos mercados ao plano foi tão negativa que o Banco da Inglaterra teve que intervir.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário