Primeira parcela do 13° salário começa a ser paga a partir de hoje; confira o calendário
Pagamento será feito de 24 de abril a 8 de maio no mesmo calendário de pagamentos dos benefícios mensais

Foto: Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta quinta-feira (24), o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para 34,2 milhões de aposentados e pensionistas. Os depósitos serão feitos baseados no calendário de pagamentos dos benefícios mensais.
No começo de abril, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto para antecipar o calendário de pagamento do 13º de aposentados e pensionistas para os meses de abril e maio por meio de um investimento de R$ 73,3 bilhões na economia.
O benefício será pago primeiramente para aqueles que recebem até um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.518. O grupo vai receber o pagamento entre 24 de abril e 8 de maio, conforme o número final do benefício.
Os beneficiados que recebem mais do que o piso nacional, devem receber o pagamento entre os dias 2 e 8 de maio.
A maioria vai receber metade do valor do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para aqueles que passaram a receber o benefício após janeiro de 2024, esses receberão o valor calculado proporcionalmente.
Calendário de pagamento da primeira parcela do 13º do INSS de 2025 | Foto: Divulgação / INSS
Quem tem o direito de receber o 13º salário do INSS
Recebem o décimo terceiro do INSS de 2025 os 34,2 milhões segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Não recebem o 13° salário do INSS pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
Para conferir o valor a ser recebido pelo benefício, basta acessar o site ou aplicativo "Meu INSS" e fazer login com o CPF e senha. No menu, basta selecionar "Extrato de Contribuição" e conferir o documento que será emitido.
Para aqueles que não possuem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para o atendente, para evitar fraudes. O atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
O INSS ainda desmentiu a informação falsa de que existe a previsão de pagamento de '14º salário' no final do ano, como circula em redes sociais e plataformas de vídeo e mensagem.
Para saber a data de recebimento do benefício, o interessado precisa verificar o penúltimo número do benefício, ou último número antes do dígito, conforme assinalado abaixo.
Número do Benefício: 000.000.000-0