Primeira pessoa infectada da Covid-19 no Brasil pode nunca ser descoberta, segundo especialistas
A descoberta poderia confirmar que há ainda mais casos do que os apurados até o momento
Foto: Reprodução/TV Globo
Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil afirmaram que o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil talvez nunca seja descoberto. Segundo médicos e estudiosos que pesquisam a trajetória do Sars-Cov-2 (nome oficial do vírus), é muito provável que já houvesse uma vítima antes da confirmação divulgada.
Nas mídias, o empresário de 61 anos que retornou da Itália é considerado o primeiro diagnóstico no país. Ele testou positivo para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em 25 de fevereiro, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP).
Entre os motivos para que possa ter havido casos que não foram descobertos anteriormente estão a falta de orientações de autoridades antes do primeiro diagnóstico, a grande quantidade de pacientes assintomáticos e o fato de que o novo coronavírus pode ter sido confundido com outros problemas respiratórios.
Segundos os especialistas, é importante descobrir se houve pessoas infectadas no Brasil antes do homem de 61 anos, pois isso pode alterar a trajetória do Sars-Cov-2 no país. A descoberta poderia ajudar na confirmação que há ainda mais casos do que os apurados até o momento, podendo demonstrar que diversos pacientes com a covid-19 podem ter sido diagnosticados com outros tipos de dificuldades respiratórias.