• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Primeira sessão da CPI da Braskem é marcada por embate devido à possível indicação de Calheiros como relator
Política

Primeira sessão da CPI da Braskem é marcada por embate devido à possível indicação de Calheiros como relator

Parte dos senadores teme que o colegiado se torne palco de um grande embate político alagoano

Por Da Redação
Ás

Primeira sessão da CPI da Braskem é marcada por embate devido à possível indicação de Calheiros como relator

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Senado Federal instalou, na quarta-feira (13), a CPI da Braskem, que vai investigar os danos e transtornos causados aos moradores da cidade de Maceió, onde uma mina se rompeu no último domingo (10). A sessão foi aberta pelo senador Otto Alencar (PSD).

O colegiado decidiu eleger o senador Omar Aziz (PSD) como presidente da CPI e Jorge Kajuru (PSB) como vice-presidente. A possibilidade de que o relator indicado seja o senador Renan Calheiros (MDB), que é autor do pedido de abertura da CPI, foi criticada pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos), que é adversário político de Calheiros em Alagoas.

Durante a sessão, Cunha cobrou Aziz para que rejeite o nome do conterrâneo: “Que fique claro que nenhum senador do Estado, como está sendo levantado aqui, será o relator da CPI. Ainda durante a sessão, Calheiros rebateu as críticas do parlamentar de maneira indireta. “Tenho certeza que o presidente Omar vai escolher o relator no momento adequado, oportuno e aquele que possa melhor ajudar na investigação, que precisa ser feita urgentemente”, declarou emedebista.

Parte dos senadores está preocupada que a CPI em Alagoas se torne um palco de embate político. As primeiras sessões estão programadas para começar em 2024, após o recesso legislativo.

Omar Aziz planeja anunciar o relator até a próxima terça-feira (19). A Braskem é investigada por causar afundamento do solo em bairros de Maceió devido à extração de sal-gema, afetando 60 mil moradores da capital alagoana. Na semana passada, ocorreu o colapso de uma das minas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.