Primeiro lote da vacina Pfizer-BioNTech chega ao Brasil
O lote tem um milhão de doses
Foto: Reuters
O primeiro lote com as vacinas da Pfizer chegou na noite desta quinta-feira (29) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O lote tem um milhão de doses do imunizante. Em comunicado, o Ministério da Saúde afirma que as doses devem ser usadas, inicialmente, nas capitais por causa das condições específicas de armazenamento. A vacina da Pfizer precisa ser armazenadas em ultrafreezers com temperaturas a -85ºC.
“É uma logística específica para essa vacina por conta da cadeia de frio. Mas o Sistema Único de Saúde do Brasil está preparado para distribuir a vacina da Pfizer e todas as outras que forem aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nas redes sociais do ministério.
#AoVivo: Brasil recebe 1º lote de vacinas da Pfizer, com um milhão de doses. O acordo do @govbr com a farmacêutica prevê a entrega de 100 milhões de vacinas neste ano.https://t.co/SriJrwoMFu
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 29, 2021
Bahia
De acordo com Secretaria de Saúde do estado (Sesab), A Bahia possui 30 ultracongeladores em nove cidades polo, com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer que serão enviadas pelo Ministério da Saúde.