• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Prisão dos mandantes do assassinato de Marielle, Kate com câncer e sequestro de ônibus no RJ; confira retrospectiva de março
Brasil

Prisão dos mandantes do assassinato de Marielle, Kate com câncer e sequestro de ônibus no RJ; confira retrospectiva de março

Confira os principais fatos do mês em 2024

Por Carlos Eduardo Ferreira
Ás

Atualizado
Prisão dos mandantes do assassinato de Marielle, Kate com câncer e sequestro de ônibus no RJ; confira retrospectiva de março

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2024 foi marcado pelo aumento das tensões ao redor do mundo, por tragédias climáticas que afetaram milhares de pessoas e pela perda de ícones da cultura brasileira. 
As eleições municipais também movimentaram o Brasil e diversas outras nações, como os Estados Unidos. 

Em meio a tantos acontecimentos, o Farol da Bahia preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos de cada mês do ano. 

Confira os principais acontecimentos de março: 

Mundo 

Kate Middleton anuncia que está com câncer

A princesa de Gales, Kate Middleton, anunciou, no dia 22 de março, que foi diagnosticada com câncer após uma cirurgia abdominal no início deste ano. Em vídeo divulgados nas redes sociais, ela informou que estava no início do tratamento de quimioterapia. 

A notícia surgiu em meio a semanas de especulações sobre o sumiço da princesa, que não fazia uma aparição pública desde dezembro de 2023. 

"Quero agradecer pessoalmente a todas as mensagens de apoio e suporte desde a cirurgia", disse a princesa de Gales. "Tem sido 2 meses difíceis para a nossa família, mas tive um time de médicos fantásticos que tomou conta de mim, por isso sou grata. Estou ficando mais forte todos os dias. William está sendo uma grande fonte de conforto. Muito obrigada pelo apoio de todos vocês", completou.

Diversas autoridades manifestaram apoio à princesa, incluindo o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a Casa Branca. Já o Rei Charles III, em comunicado, disse que estava orgulhoso pela coragem de vir a público falar sobre o tema

"Sua Majestade está muito orgulhoso de Catherine pela coragem que ela demonstrou ao falar como fez", disse um porta-voz do Palácio de Buckingham.

Mais de 100 pessoas morrem em atentado na Rússia 

No dia 22 de março, a Rússia sofreu seu pior atentado nos últimos 20 anos. Segundo estimativas de autoridades russas, 137 pessoas morreram no ataque a tiros em uma casa de shows perto de Moscou, capital do país.

O ataque foi realizado por aos menos cinco homens armados com metralhadoras e vestidos com roupas camufladas, e foi reivindicado pelo Estado Islâmico a autoria do ataque em seu canal no Telegram.

O atentado teve início por volta das 20h (14h em Brasília), quando a banda Picnic estava se preparando para tocar na casa de shows Crocus City Hall, em Krasnogorsk, cidade próxima a Moscou. 

Além disso, foram ouvidas duas explosões no local, e o local pegou fogo. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas. 

Ponte desaba desmorona após ser atingida por navio nos EUA

Uma ponte desmoronou em Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, após um navio cargueiro atingir sua estrutura, no dia 26 de março. O acidente deixou oito pessoas mortas. 

Nas imagens divulgadas pelas autoridades locais, é possível ver o exato momento em que o navio se choca com um dos pilares da ponte Francis Scott Key, que possuía 3km de extensão, que vem abaixo logo em seguida.

De acordo com informações da imprensa internacional, o navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka. Batizado como Dali, o cargueiro tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.

Brasil 

Mandantes do assassinato de Marielle Franco são presos 

Na manhã do dia 24 de março, três pessoas foram presas acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, em 20218. Os presos foram o então deputado federal Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos Brazão, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e o ex-chefe da Polícia Civil, Vivaldo Barbosa. 

Os três foram alvos de mandados de prisão preventiva expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório da PF citado pelo ministro na ordem de prisão dos suspeitos indica que o assassinato de Marielle foi idealizado pelos irmãos Brazão e meticulosamente planejado pelo delegado Rivaldo Barbosa, que na época era chefe da Polícia Civil do RJ.

A Polícia Federal decidiu adiantar a operação para surpreender os suspeitos, que já estavam em alerta após o STF  homologar a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa. 

O motivo teria relação com a expansão territorial da milícia no Rio.

Bolsonaro fica embaixada da Hungria após apreensão de passaporte pela PF

No dia 25 de março, o jornal The New York Times divulgou imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro na entrada da Embaixada da Hungria no Brasil, no dia 12 de fevereiro, quatro dias depois da Polícia Federal confiscar seu passaporte.

Segundo o jornal, o ex-presidente teria ficado na embaixada por dois dias seguidos. Nas imagens divulgadas, ele anda  acompanhado por dois seguranças e servido pelo embaixador húngaro e por membros da equipe. 

A estadia em uma embaixada garantiria que Bolsonaro não seja preso, caso seja condenado, já que legalmente está fora do alcance das autoridades nacionais.

A defesa de Bolsonaro afirmou que ele passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília “para manter contatos com autoridades do país amigo”.

“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar [húngara], a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, diz a defesa de Bolsonaro. 

Prisão de Robinho 

O ex-jogador Robinho foi preso no dia 21 de março, em Santos. A prisão aconteceu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar que ele cumprisse a pena no Brasil da sentença de nove anos em regime fechado por estupro, depois de condenação na Itália.

Na época, a defesa de Robinho ainda tentou reverter a decisão mediante habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), para que o ex-jogador pudesse aguardar os recursos do processo em liberdade. Porém, o ministro Luiz Fux negou a liminar.

O caso 

Robinho foi acusado de participar de um estupro coletivo, com outros cinco homens, contra uma mulher albanesa, em 2013, em Milão. O ex-jogador e um amigo brasileiro, Ricardo Falcão, foram julgados e condenados pela Justiça italiana. Os outros quatro suspeitos não foram encontrados no país. 

O crime aconteceu em uma boate de Milão, quando Robinho era um dos principais jogadores do Milan. O telefone de Robinho foi grampeado pela Justiça italiana e uma escuta foi instalada no seu carro. Em 2022, o UOL teve acesso aos áudios do ex-atleta, gravados em 2014. No material, o brasileiro comentava com os amigos que teve relações consensuais com a mulher. 

“Aonde que eu forcei a mina? Eu comi a mina, ela fez chupeta pra mim e depois saí fora. Os caras continuaram lá”, disse Robinho se referindo aos outros suspeitos do crime, que já tinham voltado para o Brasil. 

O caso foi julgado no exterior, mas quando saiu a decisão em última instância, em 2022, o ex-jogador já estava no Brasil, por isso, a pena não foi cumprida e ele nunca foi detido pelo crime. A Justiça italiana afirma que a vítima estava inconsciente devido ao alto consumo de álcool, mas os condenados alegam que a relação sexual foi consensual. 

Condenado por estupro, Daniel Alves deixa a prisão 

No dia 25 de março, o ex-jogador Daniel Alves, condenado a 4 anos e oitos meses de prisão por estupro, foi liberado do Centro Penitenciário Brians 2 após pagar fiança de  1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões).

A soltura ocorreu cinco dias após a aceitação do pedido de liberdade provisória feito por sua defesa. Alves ficou 14 meses em prisão preventiva antes de sua libertação. 

Para garantir a liberdade provisória, a justiça estabeleceu algumas condições, incluindo a entrega de todos os passaportes do jogador, um afastamento de 1km e incomunicabilidade com a vítima, a proibição de deixar a Espanha e a obrigação de se apresentar semanalmente ao tribunal.

Homem sequestra ônibus no Rio de Janeiro 

Cariocas viveram momentos de tensão na tarde do dia 12 março. Durante 3 horas, um sequestrador manteve 17 pessoas reféns em um ônibus na Rodoviária do Rio de Janeiro. O homem acabou se entregando. 

Todos os reféns que estavam dentro do coletivo foram libertados sem ferimentos. De acordo com a polícia, durante a tomada do ônibus pelo sequestrador duas pessoas foram baleadas. Uma das vítimas, identificada como Bruno Lima de Costa Soares, de 34 anos,  levou três tiros, mas sobreviveu. 

Após se render, o sequestrador, Paulo Sérgio de Lima, de 29 anos, disse à polícia que fugia da cidade por estar ameaçado por uma facção criminosa. Segundo ele, ao embarcar, achou que tinha sido descoberto e atirou após confundir um passageiro com um policial.

Paulo Sérgio está preso em Bangu 1. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) e se tornou réu por duas tentativas de homicídio e por sequestro/cárcere privado.

Bahia 

Morte filha de Tatau 

No dia oito de março, o ex-vocalista do Ara Ketu Tatau usou suas redes sociais para informar o falecimento de sua filha Thamilis Dórea

Segundo a assessoria do cantor, ela lutava contra um Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que ataca o sistema linfático, mas não resistiu.

"São meses subindo no palco, no trio, no avião, viajando de ônibus sem deixar transparecer minhas batalhas internas. A música é meu alimento, ela me dá força, mas nem sempre a gente consegue ser forte o tempo todo e hoje o guerreiro sentiu o golpe. Esse é meu momento de dor", lamentou o cantor. 

Menina de 4 anos é esquecida pelo pai dentro do carro e morre 

Uma menina, identificada Izzi Gil de Oliveira, de 4 anos, morreu após ser esquecida dentro do carro pelo em Alagoinhas, no dia seis de março.

De acordo com a Polícia Civil, o pai colocou a menina no veículo. A garota estava dormindo e como ele não estava acostumado a levá-la para a escola, esqueceu de deixar a filha na instituição de ensino e foi para o trabalho. 

O socorrista que atendeu a ocorrência contou que a menina apresentava rigidez na mandíbula e tinha sinais de que havia morrido cerca de duas ou três horas antes. 

O socorrista indicou ainda que, ao chegar no local, encontrou a mãe da criança, que tinha retirado a menina de dentro do carro.

Segundo a Polícia Militar, o pai saiu com a menina por volta de 13h30. Às 15h, começaram a sentir falta da criança porque a mãe ligou para a escola, a mulher queria saber como a filha estava, pois a criança havia apresentado sintomas gripais nos últimos dias.

Ela então foi avisada que a filha não tinha sido deixada pelo pai. Em seguida, ligou para o marido, que saiu do trabalho correndo em direção ao carro, mas a menina estava desacordada.

 

Salvador 

Guarda Civil é encontrado morto em Salvador 

No dia 4 de março, um Guarda Civil Municipal (GCM)  foi encontrado morto no banheiro no Posto da Semop/Revita, onde era lotado, em Salvador. Raul Oliveira Arrais Filho, de 52 anos, lutava contra uma depressão, e estava preso desde o dia 1° de agosto. Ele deixou esposa e um filho. 

Em nota, a GCM lamentou a morte do agente e disse que presta apoio aos familiares. 

"A Guarda Civil Municipal ressalta que atua com o Núcleo Psicossocial (Nups), contando com profissionais das áreas de serviços social, psicologia e psiquiatria, realizando de forma continuada capacitações, rodas de conversas, bem como acompanhamento individual dos servidores", disse.  

Imagens:

Reprodução/redes sociais 
Reprodução/redes sociais 
Reprodução/Internet
Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio
Reprodução
Bruno Cantini / Atlético
Reprodução
Arquivo pessoal 
Reprodução/Redes Sociais
Edson Nunes/Arquivo Pessoal
Reprodução/Redes Sociais 

Confira o vídeo completo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.