Processo contra Bolsonaro por omissão na compra das vacinas é arquivado por Zanin

Parlamentar argumentou que processo perdeu o objeto já que a crise da Covid-19 foi controlada com os imunizantes

Por Da Redação
Ás

Processo contra Bolsonaro por omissão na compra das vacinas é arquivado por Zanin

Foto: Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, decidiu arquivar na quinta-feira (31), a ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por se omitir na compra das vacinas contra a Covid-19. O argumento utilizado para o arquivamento foi que a pandemia foi controlada e as vacinas foram aplicadas, e por este motivo o processo perdeu o objeto. 

"Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial", escreveu Zanin.

A Rede deu entrada na ação em outubro de 2020, pedindo que Bolsonaro fosse obrigado a comprar a vacina Coronavac. Na época, o ex-presidente não autorizou o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello a comprar as doses. Pazuello já havia anunciado a aquisição de 46 milhões de doses do imunizante, que não chegaram naquele momento.

Nas redes sociais, Bolsonaro chegou a afirmar que ''o povo brasileiro'' não seria ''cobaia de ninguém''.

 "A vacina chinesa de João Doria. Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deve ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa. O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Minha decisão é a de não adquirir a referida vacina", publicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário