Política

Processo contra Deltan deve ser julgado nesta terça-feira (8)

Ex-coordenador da Lava-Jato é acusado de atacar a imagem do senador Renan Calheiros

Por Da Redação
Ás

Processo contra Deltan deve ser julgado nesta terça-feira (8)

Foto: Reprodução/Folha Z

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) deve julgar nesta terça-feira (8) o processo disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba. De acordo com o jornal O Globo, ele pode ser condenado no máximo à pena de censura, que, nas palavras de um integrante do órgão, equivale a um "puxão de orelha". 

Na prática, essa pena, caso seja aplicada, pode atrasar sua progressão na carreira, ou servir como agravante em futuros julgamentos no CNMP, onde Deltan enfrenta outros processos. O caso que deve ser julgado agora foi movido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Ele acusou o procurador de ter feito campanha no Twitter em 2019 para atacar sua imagem e influenciada na eleição da presidência do Senado. Na queixa, o parlamentar reclamou de mensagem compartilhada pelo procurador, na qual ele dizia que Renan, se eleito, dificultaria o combate à corrupção.

Uma outra decisão, dada em agosto pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, fez com que punições mais severas, como a de suspensão, não pode ser aplicada a Deltan. O procurador já tinha sido condenado por advertência em outro processo no CNMP. Em caso de nova punição, ele seria reincidente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário