Procon notificará vias aéreas por possível superfaturamento das passagens por final da Libertadores
Companhias serão notificadas ainda nesta quarta-feira (6)
Foto: Lucas Uebel/Getty Images
Após a Conmebol anunciar na última terça-feira (5) que a final da Libertadores será realocada de Santiago para Lima, as passagens aéreas para capital peruana, entre os dias 23 e 24 de novembro e tiveram acréscimo de preço superfaturado e chegaram a custar valores superiores R$ 17 mil. Com isso, o Procon optou por notificar as companhias aéreas com intenção de pedir uma justificativa pelo aumento repentino dos valores.
De acordo com o diretor do Procon-SP, as companhias que possuem sede no Brasil devem ser notificadas ainda nesta quarta (6), e caso seja constatado que ação tenham intuito oportunista, as empresas estarão sujeitas à multa, enquadra no Artigo 39, parágrafo 5º do Código de Defesa do Consumidor, no contexto de "exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.
Mudança do local da final
A reunião na tarde da última terça-feira (5), a Conmebol optou pela mudança da sede da final por causa dos problemas enfrentados por Santiago, cidade indicada como palco da disputa do título sul-americano. A onda de protestos no Chile frequentes no Chile motivou a entidade a modificar o local da final. A decisão final só aconteceu após encontro em Assunção, no Paraguai, que teve presença dos presidentes do River Plate e Flamengo.