Produção de soja na Bahia deve atingir 6,7 milhões de toneladas na safra 2021/2022
No Brasil, a produção agrícola deve alcançar 289 milhões de toneladas no mesmo período
Foto: Reprodução/Banco de Imagens
A produção agrícola brasileira deve alcançar a marca de 289,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022, um aumento de 14,7% em relação à safra anterior. Para a Bahia, a estimativa chega a 6,7 milhões de toneladas no mesmo período, um aumento de 1,9% na comparação com 2020. Os dados constam no 2º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, divulgado Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Com relação à área total cultivada, a estimativa para esta safra é de 71,8 milhões de hectares, um crescimento de 4,1% em relação à safra passada. Essa projeção inclui as culturas de primeira safra, semeadas entre agosto e dezembro deste ano, as de segunda safra, que vão ser plantadas entre janeiro e abril de 2022, e as culturas de terceira safra, semeadas entre meados de abril e junho do próximo ano.
Produção
Na produção de soja, com crescimento de 3,5% na área a ser cultivada e estimativa de produção de 142 milhões de toneladas, o que mantém o país como o maior produtor e exportador mundial desse cereal.
Já a produção de milho, que foi afetada por questões climáticas na safra anterior, deve registrar um volume de produção de 116,7 milhões de toneladas, aumento de 2,5% na área a ser cultivada na primeira safra.
Outro produto que registrou expansão da área semeada é o algodão, que vai ocupar uma área de 1,49 milhão de hectares, ampliação de 9,3%. A estimativa de produção é de 2,65 milhões de toneladas de pluma.
O boletim apresenta ainda crescimento de 0,3% na área a ser semeada de arroz e previsão de colheita de 11,5 milhões de toneladas. Já o feijão, a estimativa é que a produção total seja de 3,1 milhões de toneladas nas três safras.
Bahia
Na Bahia, o plantio irrigado da soja foi iniciado no mês passado e intensificado após o fim do vazio sanitário. Após o início das chuvas, também começou o plantio das lavouras de sequeiro. Estima-se que até o final de outubro, cerca de 9% da área esperada para esta safra já estava plantada.
No estado baiano a produção total de grãos na Bahia deve ficar em cerca de 11 milhões de toneladas, com área cultivada de 3,39 milhões de hectares.