Economia

Produção de veículos no Brasil aumentou 11,4% em março

Comparado com março de 2021, produção foi 7,8% menor; exportações caíram 6,2% em março ante fevereiro

Por Da Redação
Ás

Produção de veículos no Brasil aumentou 11,4% em março

Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com o balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado na sexta-feira (8), A produção de veículos automotores aumentou 11,4% em março na comparação com fevereiro, chegando a 184,8 mil unidades. Quando comparado com março de 2021, a produção foi 7,8% menor.

A Anfavea informou que no acumulado do trimestre também houve queda ao comparar com o mesmo período do ano passado (-17%). Sobre isso, o presidente da Associação, Luiz Carlos Moraes, disse: “Além da questão dos semicondutores, tivemos impactos negativos da onda Ômicron nos primeiros dois meses do ano, por seu alto índice de contágio, e um volume de chuvas e alagamentos acima da média, afetando o deslocamento dos clientes e o funcionamento de várias concessionárias”.

De acordo com os dados, as 146,8 mil unidades de autoveículos vendidas em março representaram alta de 10,9% sobre março e baixa de 22,5% sobre o mesmo mês de 2021, quando foram licenciadas 189,4 mil unidades. No acumulado do ano, as vendas apresentaram queda de 23,2% ao totalizarem 405,7 mil, enquanto no mesmo período do ano passado esse total foi de 527,9 mil.

As exportações caíram 6,2% em março ante fevereiro com a comercialização de 38,9 mil unidades no mercado externo, ante as 41,4 mil vendidas em fevereiro. 

Já no acumulado do primeiro trimestre o embarque de 108,1 mil unidades representou elevação de 12,8% nas exportações. No primeiro trimestre do ano passado, foram exportados 95,8 mil veículos. Com relação a março do ano passado houve crescimento de 5,8%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.